Routero Os Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» internet lenta
por brooklin_sul Qui 11 Abr - 19:17

» Como pingar pelos dois links
por bruno9988 Ter 20 Fev - 19:12

» BFW em paralelo com Mikrotik
por antoniogiga Qui 18 Jan - 1:40

» NAT MIKROTIK
por squall1808 Seg 8 Jan - 18:07

» Aumenta Lucro do provedor com Servidor de FILME - Dica como montar um " Netflix"
por bruno9988 Ter 19 Dez - 17:59

» hotspot conexao lenta
por brooklin_sul Seg 18 Dez - 1:04

» Acessar Radio e roteadores pelo Mikrotik
por antoniogiga Ter 15 Nov - 16:49

» [Resolvido]Balanceamento usando o Net Virtua ( Netcombo)
por antoniogiga Ter 15 Nov - 8:02

» whatsapp lento
por antoniogiga Ter 15 Nov - 8:00

» to de volta qual quer duvida soh chamar
por antoniogiga Ter 15 Nov - 7:58

» Firmware ApRouter em Radio - Chipset rtl8186!
por antoniogiga Dom 17 Jul - 18:02

» QoS por mac-address (ou IP amarrado) quando tenho 01 mikrotik + 05 routers
por rdnetwork Sex 4 Fev - 7:58

» Microtik - OpenVPN não conecta com 2 links 2 internet balanceados
por vagneroliveira Qui 3 Fev - 6:44

» Software gerenciamento ZTE C320
por lancecom Qui 18 Mar - 11:27

» Software Gerenciamento ZTE C320
por lancecom Seg 15 Mar - 17:21

Estatísticas
Temos 31897 usuários registrados
O último membro registrado é fhca78

Os nossos membros postaram um total de 38285 mensagens em 5803 assuntos

o que eu preciso para instalar thunder cache?

+5
RedSky
morais2707
raumaster
claudinhohw Network
vlcunes
9 participantes

Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por vlcunes Sex 22 Fev - 2:49

O que eu preciso para instalar o thunder cache (hardware e sistema)?
qual versão free?
quero colocar em rede com em média 300 clientes...

vlcunes
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 77
Pontos : 129
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 34
Localização Localização : barros reis

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por claudinhohw Network Sex 22 Fev - 8:54

o recomendado e processadores xeon, 2 ou mais hds de no maximo 500GB pra não calsar lentidão na procura e na rede, e 32gb de meoria mais vc pode iniciar com 12gb de memoria e ir almenteando fazendo um upgrade no pc se não quiser gastar tudo de uma vez.
caso precise de licensa ou consultoria só me add ai ok! esse mês ta de promoção.
claudinhohw Network
claudinhohw Network
Senior User Admin
Senior User Admin

Mensagens : 2842
Pontos : 3505
Reputação : 602
Data de inscrição : 28/08/2010
Idade : 39
Localização Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por raumaster Dom 24 Fev - 8:58

Qual a explicação para HD maior que 500GB não poder ser usado?

raumaster
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 60
Pontos : 70
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 42
Localização Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por morais2707 Dom 24 Fev - 9:51

não sei si vc sabe, mais quando vc usa o desfragmentador de disco, percebe que mostra cores bem separadas, alí são os aquivos, e justamente o programa entar unilos ao máximo possível, ententendo, o hd, dentro tem um disco, concorda ele fica girando a mais de 7000rpm, 7000 voltas por minuto, então quando vc cria um arquivo(pasta, música, vídeo, etc), ele é gravado no disco em várias partes, imagina ele rodando nessa velocidade, não daria para ficar uma música em um lugarzinho x, é como a gulha ficasse cospindo em várias partes, entendeu, aí quando vc solicita a quela música, novamanete alí para tocar, a agulha propriamemte dita, vai juntar as partes a tocar, então isso gera uma demora não é, pela lógica, mais sabemos que essa procura é em milésimos de segundos, mesma coisa o thunder, imagiana um hd de 1 tera.


por isso que em sistemas tipo no dia a dia, no windows 7, xp etc, existe o particioanmento, para melhorar o desempenho e segurança, que seria os backup para uma outra unidade.

em pc por exemplo os caras colocam 2 hs lá, aí falam assim, meu pc tem 2 hd de tanto, mais termina ficando lento pq, justamente por esse busca, lasca o processador, mais tbm tem metódo de fazer uma raide, que seria como si fosse um hd só fictício.

falei tudo isso, pra vc entender melhor, si não entender, desiste,kkkkkkkk
brincadeira.
morais2707
morais2707
Power User
Power User

Mensagens : 1406
Pontos : 1812
Reputação : 248
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 42
Localização Localização : TERESINA-PIAUI

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por raumaster Dom 24 Fev - 10:25

EU já imaginava que teria algo haver com isso. E se tivessemos um HD de 1 Tera com densidade maior que o de 500GB, com mesmo numero de discos que um de 500GB, não teria um desempenho maior que o de 500GB? Existe HD maior de 500GB com densidade de dados maior por disco?

raumaster
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 60
Pontos : 70
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 42
Localização Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por RedSky Qui 28 Fev - 19:33

Claudinho vc recomendou o xeon, mais o xeon tem varios preços que eu vi aqui no mercado livre, pois bem, vou comprar para montar um server desses quais placas e tipos vc me recomenda .. Grato
RedSky
RedSky
User
User

Mensagens : 113
Pontos : 182
Reputação : 7
Data de inscrição : 10/05/2011
Idade : 56
Localização Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por morais2707 Qui 28 Fev - 20:56

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
morais2707
morais2707
Power User
Power User

Mensagens : 1406
Pontos : 1812
Reputação : 248
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 42
Localização Localização : TERESINA-PIAUI

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por jairobytes Dom 1 Dez - 10:37

raumaster escreveu:EU já imaginava que teria algo haver com isso. E se tivessemos um HD de 1 Tera com densidade maior que o de 500GB, com mesmo numero de discos que um de 500GB, não teria um desempenho maior que o de 500GB? Existe HD maior de 500GB com densidade de dados maior por disco?
eu utilizo 8 hds de 3 tera caviar red e minha rede nunca esteve tao rapida, mesmo antes quando usava so 3 caviar black 1tera n havia lentidao, os caviar black estavam em raid 0, ja os red n precisaram rsrs

jairobytes
Baby
Baby

Mensagens : 12
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 31
Localização Localização : Brasil-CE

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por cristiano.micros Seg 6 Jan - 16:44

o hardware deve ser dimensionado ao números de clientes
exemplo  pratico  minha consultorias uso  servidor marca hp 
processador modelo: E3-1220v2 3.1GHz

O processador deste aguenta 1000 clientes sim, até mais, porém depende também da quantidade de RAM e de HDs. Esse CPU teria essas aplicações:

4GB de RAM, 1 HD sistema + 1 HD cache = 50 clientes (limitado pelo HD, não importa o tamanho).
4GB de RAM, 1 HD sistema + 2 HDs de cache = 150 clientes (limitado pelos HDs).
4GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 200 clientes (limitado pela RAM).
8GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 600 clientes (limitado pelos HDs).
8GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1000 clientes (limitado pela RAM).
16GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1500 clientes (limitado pelos HDs).
16GB de RAM, 1 HD sistema + 5 HDs de cache = 2000 a 3000 clientes. (limitado pela RAM ou pelo CPU o que eu preciso para instalar thunder cache?  Smile ).

E assim vai o que eu preciso para instalar thunder cache?  Smile.


sobre  discos vale ressaltar qualidade do disco e desempenho em velocidade 
quanto  mais velox  for melhor tera desempenho de escrita e leitura 


Nenhum RAID é recomendado pra Cache hoje.
Primeiro, RAID 0 só é interessante caso o sistema só consiga utilizar um dispositivo de gravação (como era o caso do Thunder 4, 5 e 6.0), pois aí você usa um dispositivo só composto de vários HDs, ganhando em espaço e em performance. Hoje quase todos os sistemas (o Thunder desde o 6.1) trabalham com divisão igualitária entre os discos configurados, o que te dá a mesma vantagem (espaço e performance) sem o prejuízo de, se um disco do array der defeito você perde todo o cache armazenado.
Já o RAID 1 ou 5 tem como intuito a segurança dos dados no primeiro caso e desempenho um pouco menor e segurança no segundo caso. Só que os dados do cache não são dados "necessários". Eles se recriam a medida que são solicitados. Se você usa 5 discos de cache e um dá defeito, você perde os dados desse HD, mas logo logovc tá com o HD cheio novamente, e provavel que com arquivos que tem mais chances de hit que os anteriores. E isso tudo sem a perda de desempenho do RAID 5/1, e sem a chance de perda total do cache do RAID 0.

Isso só estou passando o lado funcional do RAID. Ainda tem o lado de RAID por Software ou Hardware que tem mais coisas pra ser faladas e que levaria quase um livro, hehe.

Não recomendo disco maior que 1TB, um HD com mais de 1TB de dados deve ter uma perda relativamente grande no tempo de acesso.

O que realmente importa é a quantidade de Discos, o tamanho vai de quanto cache você acha que deve manter. 2 HDs de 500 GB é melhor que 1 HD de 1TB. Mas 3 HDs de 1 TB é melhor que 4 HDs de 500GB e assim vai.

OBSERVAÇÃO:

2TB somente se você conseguir o WD RE4, pois ele tem 2 cabeçotes de leitura/escrita, então vai ter a mesma velocidade dos de 1TB. Se não for esse modelo, não recomendo maior que 1TB.

Só recomendo passar de 5 HDs de cache caso o tráfego seja acima de 400Mbps. E nesse caso, tem que ir com calma, pois 8 HDs são suficientes pra suportar tráfegos de 1,5Gbps, talvez mais.
Uma tabelinha que pode ajudar vocês a escolherem a quantidade de HDs de Cache por tráfego (Essas velocidades são médias, pode chegar a dar mais que isso):
1 HD = 5 Mbps
2 HDs = 15 Mpbs
3 HDs = 50 Mbps
4 HDs = 150 Mbps
5 HDs = 300 Mbps
6 HDs = 600 Mbps
7 HDs = 1 Gbps
8 HDs = 1,5 Gbps
Estou usando taxa média de acesso nativo da placa mãe. Quando se coloca uma controladora, a maioria delas "capam" a performance dos HDs.

Então antes de ir colocando HDs, veja se precisa realmente para seu tráfego.

sobre discos e qualidades:
Os discos Caviar Green são péssimos pra cache. São feitos pra economizar energia, rodam a 5400RPM.
 
Bom, 10k RPM deve compensar bastante a latência, dá pra arriscar, hehe. Do contrário, como eu já disse há algumas vezes, 7200RPM com 2TB só se for os RE4 da WD .

E pra todos os outros, HD de 5400RPM pra cache é LIXO!!! Por favor, verifiquem isso antes de comprar, não atentem só para o preço.
Em ordem do melhor pro pior:
Western Digital RE4 Enterprise
Western Digital  Red
Western Digital Caviar Black
Western Digital Caviar Blue
Western Digital Caviar Green

Eu tenho um Caviar Blue aqui pro sistema com latência de 2.0ms, os de cache são Samsung 7200RPM com latência de 3.0 e 3.1ms. A latência até uns 20, 30ms ainda roda bem. Acima disso já deve começar a atrapalhar a navegação.
cristiano.micros
cristiano.micros
Power User
Power User

Mensagens : 1185
Pontos : 1440
Reputação : 233
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 35
Localização Localização : suzano

http://www.trevizamnetwork.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por Marquesjr Ter 4 Mar - 16:44

me serviu muito o artigo....agradeço desde já Very Happy
Marquesjr
Marquesjr
Baby
Baby

Mensagens : 12
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/07/2013
Idade : 43
Localização Localização : Pe

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por P0rtalNET Dom 8 Abr - 18:16

cristiano.micros escreveu:o hardware deve ser dimensionado ao números de clientes
exemplo  pratico  minha consultorias uso  servidor marca hp 
processador modelo: E3-1220v2 3.1GHz

O processador deste aguenta 1000 clientes sim, até mais, porém depende também da quantidade de RAM e de HDs. Esse CPU teria essas aplicações:

4GB de RAM, 1 HD sistema + 1 HD cache = 50 clientes (limitado pelo HD, não importa o tamanho).
4GB de RAM, 1 HD sistema + 2 HDs de cache = 150 clientes (limitado pelos HDs).
4GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 200 clientes (limitado pela RAM).
8GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 600 clientes (limitado pelos HDs).
8GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1000 clientes (limitado pela RAM).
16GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1500 clientes (limitado pelos HDs).
16GB de RAM, 1 HD sistema + 5 HDs de cache = 2000 a 3000 clientes. (limitado pela RAM ou pelo CPU o que eu preciso para instalar thunder cache?  Smile ).

E assim vai o que eu preciso para instalar thunder cache?  Smile.


sobre  discos vale ressaltar qualidade do disco e desempenho em velocidade 
quanto  mais velox  for melhor tera desempenho de escrita e leitura 


Nenhum RAID é recomendado pra Cache hoje.
Primeiro, RAID 0 só é interessante caso o sistema só consiga utilizar um dispositivo de gravação (como era o caso do Thunder 4, 5 e 6.0), pois aí você usa um dispositivo só composto de vários HDs, ganhando em espaço e em performance. Hoje quase todos os sistemas (o Thunder desde o 6.1) trabalham com divisão igualitária entre os discos configurados, o que te dá a mesma vantagem (espaço e performance) sem o prejuízo de, se um disco do array der defeito você perde todo o cache armazenado.
Já o RAID 1 ou 5 tem como intuito a segurança dos dados no primeiro caso e desempenho um pouco menor e segurança no segundo caso. Só que os dados do cache não são dados "necessários". Eles se recriam a medida que são solicitados. Se você usa 5 discos de cache e um dá defeito, você perde os dados desse HD, mas logo logovc tá com o HD cheio novamente, e provavel que com arquivos que tem mais chances de hit que os anteriores. E isso tudo sem a perda de desempenho do RAID 5/1, e sem a chance de perda total do cache do RAID 0.

Isso só estou passando o lado funcional do RAID. Ainda tem o lado de RAID por Software ou Hardware que tem mais coisas pra ser faladas e que levaria quase um livro, hehe.

Não recomendo disco maior que 1TB, um HD com mais de 1TB de dados deve ter uma perda relativamente grande no tempo de acesso.

O que realmente importa é a quantidade de Discos, o tamanho vai de quanto cache você acha que deve manter. 2 HDs de 500 GB é melhor que 1 HD de 1TB. Mas 3 HDs de 1 TB é melhor que 4 HDs de 500GB e assim vai.

OBSERVAÇÃO:

2TB somente se você conseguir o WD RE4, pois ele tem 2 cabeçotes de leitura/escrita, então vai ter a mesma velocidade dos de 1TB. Se não for esse modelo, não recomendo maior que 1TB.

Só recomendo passar de 5 HDs de cache caso o tráfego seja acima de 400Mbps. E nesse caso, tem que ir com calma, pois 8 HDs são suficientes pra suportar tráfegos de 1,5Gbps, talvez mais.
Uma tabelinha que pode ajudar vocês a escolherem a quantidade de HDs de Cache por tráfego (Essas velocidades são médias, pode chegar a dar mais que isso):
1 HD = 5 Mbps
2 HDs = 15 Mpbs
3 HDs = 50 Mbps
4 HDs = 150 Mbps
5 HDs = 300 Mbps
6 HDs = 600 Mbps
7 HDs = 1 Gbps
8 HDs = 1,5 Gbps
Estou usando taxa média de acesso nativo da placa mãe. Quando se coloca uma controladora, a maioria delas "capam" a performance dos HDs.

Então antes de ir colocando HDs, veja se precisa realmente para seu tráfego.

sobre discos e qualidades:
Os discos Caviar Green são péssimos pra cache. São feitos pra economizar energia, rodam a 5400RPM.
 
Bom, 10k RPM deve compensar bastante a latência, dá pra arriscar, hehe. Do contrário, como eu já disse há algumas vezes, 7200RPM com 2TB só se for os RE4 da WD .

E pra todos os outros, HD de 5400RPM pra cache é LIXO!!! Por favor, verifiquem isso antes de comprar, não atentem só para o preço.
Em ordem do melhor pro pior:
Western Digital RE4 Enterprise
Western Digital  Red
Western Digital Caviar Black
Western Digital Caviar Blue
Western Digital Caviar Green

Eu tenho um Caviar Blue aqui pro sistema com latência de 2.0ms, os de cache são Samsung 7200RPM com latência de 3.0 e 3.1ms. A latência até uns 20, 30ms ainda roda bem. Acima disso já deve começar a atrapalhar a navegação.


Boas só não entendi a parte das controladoras raid "caparem" , pois existem controladoras raid hoje para sata 3 de 6gbps, poderia descrever melhor a informação caparem os HDs??

Onde irá afetar o rendimento e como?


Estou elaborando um projeto para servidor de cache, gostaria de ver as opcões disponiveis.

P0rtalNET
Baby
Baby

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/04/2018
Idade : 104
Localização Localização : Cuba

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por claudinhohw Network Qui 10 maio - 20:42

vc pode fazer com Raid ou sem Raid depende do seu senário.
claudinhohw Network
claudinhohw Network
Senior User Admin
Senior User Admin

Mensagens : 2842
Pontos : 3505
Reputação : 602
Data de inscrição : 28/08/2010
Idade : 39
Localização Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

o que eu preciso para instalar thunder cache?  Empty Re: o que eu preciso para instalar thunder cache?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos